quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Fringe 4x01 - Neither Here Nor There (Season Premiere)



A tão aguardada 4ª temporada de Fringe finalmente começou.

Foram meses de espera com muita expectativa e formação de teorias depois do final enigmático da 3ª temporada. Todos ficaram confusos após a revelação do Observador dizendo que Peter nunca existiu. E uma pergunta estampou os pôsteres e promos da nova temporada: “Where is Peter Bishop?” e esse será o tema que regerá a série a partir de agora.

Com os dois mundos entrelaçados para que ambos os lados o consertem Peter simplesmente desaparece, formando uma nova linha temporal em ambos universos. Como muitos dos acontecimentos estiveram relacionados a Peter, agora nessa nova realidade muita coisa está diferente.

O episódio começa focando no Agente Lee, que era parceiro de Olívia no mundo paralelo, mas na nossa realidade não tinha nenhuma relação com os agentes da Fringe Division, apesar de já conhecê-los. Lee perde seu parceiro, que morre de uma forma misteriosa, o que o leva a conhecer Olívia que passa a investigar o que pode ter acontecido.

A forma que o parceiro de Lee fica quando morre é muito parecida com a que John Scott, ex-parceiro de Olívia ficou no piloto da série, formando certa identificação entre os dois. Rapidamente Lee é introduzido nas investigações de Olívia, deixando aquela sensação de que em algum momento da temporada irá rolar algum interesse amoroso entre os dois, já que ela não se lembra de Peter e sente certo vazio inexplicável.

Além de Olívia, outro que sofre as conseqüências da ausência de Peter, sem perceber é Walter, ele continua brilhante em suas criações, pesquisas e experimentos, conseguindo até fazer um pássaro morto voltar a vitalidade, mesmo que por poucos minutos, creio que esse experimento de Walter ainda vai ser muito útil durante as investigações e será bem explorado durante a temporada. Mas Walter mostra uma angústia e um desconforto em seus olhares e ações estando perturbado por também sentir a ausência de Peter que mostra vestígios de sua existência causando aparições inexplicáveis para o pobre Walter, deixando o mais atordoado.

A situação de Walter é bem comovente, pois a única motivação em vida dele era manter Peter a salvo e tentar consertar as coisas que ele fez no passado e agora, segundo Olívia nunca teve nada que o prenda no mundo.

Achei essa premiere um pouco fraca, talvez por ter se mantido muito centrada no caso do dia e explorado pouco o assunto relacionado ao desaparecimento de Peter, mas isso foi só uma primeira impressão. Analisando os fatos com calma, é possível perceber a coerência nos roteiristas em explorar mais a presença de Lee e no caso de um novo shapeshifte, talvez criado por Walternativo, causando mais desconfiança de Olívia e Walter nas pessoas do mundo alternativo. Essa desconfiança pode ser uma brecha para que no futuro uma nova guerra possa surgir entre os dois mundos, fazendo com que a volta da existência de Peter seja a solução para que os universos não se choquem novamente.

Como o tema da temporada será descobrir aonde Peter se encontra, não poderíamos esperar que logo no primeiro episódio tivéssemos mais respostas e ficou bem claro que o assunto abordado no caso do dia será estendido por mais algum tempo.

Gostei muito de ver que a pegada na parte cômica ainda continua e como sempre relacionado a Walter. Ri alto quando ele pede pra Astrid olhar o ânus da vítima e ela faz aquela cara de constrangimento pedindo a agente do seu lado pra ajudá-la. Sem contar o jeito infantil que as vezes toma conta dele, perguntando se o Agente Lee lhe trouxe algum doce, digno do Walter que a gente conhece.

Como sempre Fringe trás muito conteúdo mesmo num episódio considerado mais fraco.


O Glyph Code da semana trás a palavra “Appear” que significa Aparecer, fazendo alusão a todas as vezes que Peter aparece e desaparece durante o episódio, mostrando que ele não desapareceu por completo.

PS: Numa conversa dos Observadores é dito que nunca devem descobrir que o garoto viveu até se tornar homem, ou seja, alguma coisa ainda não foi explicada, pois Peter provavelmente já existiu, mas se existiu, como que Walter não se lembra dele?

Nenhum comentário:

Postar um comentário